quinta-feira, 11 de agosto de 2011

CAMPO CUTISTA EM AÇÃO


Companheiros(as),
Hoje foi um dia muito positivo.  Conseguimos, a partir de nossa articulação, reunião com o Ministro da Educação, e após um longo debate (vamos disponibilizar a degravação na íntegra), ele se comprometeu a mediar, mais uma vez, junto a Ministra Miriam Belchior, pela reabertura de negociações com a FASUBRA. 
A tarde, a CUT, que encontra-se em BSB desde ontem, com uma agenda ampla, teve audiência com a Ministra Miriam, e colocou como prioridade, dentre outros pontos (sugiro que amanhã procurem na página da CUT o relatório da reunião), a questão da judicialização da FASUBRA.  A CUT foi enfática na cobrança de abertura de negociação e no protesto contra a judicialização da Greve. Resultado: A Ministra aceitou os argumentos da CUT e se comprometeu a abrir negociações com a FASUBRA. Bingo!!! Quem conseguiu:  a nossa Central!!!
No momento em que a CUT estava reunida com a Ministra, nós estávamos em frente ao MP - com um ato.  A CUT veio no caminhão de som onde estava sendo realizado o ato, e a nossa convite deu os informes.  O ato se encerrou com este desfecho positivo.   Para mim, esta conquista representa o resultado do esforço  coletivo, da pressão, da mobilização, e  principalmente, de  nossa articulação,  que apesar dos ataques e das provoacações, resistismos, não  saimos do foco principal que é lutar para evitar derrotas para a categoria e para a FASUBRA.
Por isso o nosso lema: "Mexeu com a FASUBRA - mexeu comigo" . Mais do que nunca o nosso Manifesto está atual.  Temos que nos unir em DEFESA dA FASUBRA, que é patrimônio do conjunto da categoria, e que essa geração tem responsabilidade em mantê-la, forte e respeitada, para as lutas futuras.
Amanhã, teremos outras atividades, e após a finalização do acampamento vamos fazer uma análise detalhada.
Abaixo, o textod a CUT.
Beijos e um ótimo fim de noite.
Léia 
RESOLUÇÃO / EXECUTIVA CUT – GREVE DA FASUBRA
A Direção Executiva Nacional da Central Única dos Trabalhadores – CUT reunida em São Paulo, nos dias 02 e 03 de Agosto de 2011, manifesta sua posição política contrária à forma autoritária e anti-sindical como o Governo vem tratando os conflitos com os servidores Técnicos Administrativos das Universidades, organizados na Federação dos Trabalhadores Técnicos Administrativos das Universidades – FASUBRA.
Em conseqüência dos impasses no processo de negociação com o Governo, que culminaram com a recusa do Governo ao diálogo, os trabalhadores e trabalhadoras das Universidades, por meio das instancias legítimas das suas respectivas Entidades Sindicais, deliberaram por entrarem em greve a nível nacional, como forma de pressão, na perspectiva de restabelecer a negociação para resolução conjunta dos conflitos.
Ao se defrontar com uma greve com ampla mobilização e adesão das bases, o Governo tomou atitudes contraditórias a um processo negocial democrático. Ao invés da lógica de construção de ambiente e possibilidades de superação dos impasses a partir do reconhecimento dos conflitos, condição preliminar para se estabelecer um processo negocial, o Governo, de forma intransigente, suspende qualquer forma de diálogo com as Entidades representativas dos trabalhadores, recorre ao Judiciário pedindo a declaração de ilegalidade da Greve, e condiciona a retomada do diálogo à suspensão imediata da greve.
Neste contexto, a CUT apóia os trabalhadores da FASUBRA e repudia essa postura intransigente e autoritária do Governo! A CUT compreende que na superação dos conflitos entre o Estado e seus trabalhadores, num ambiente de relações de trabalho verdadeiramente livres e democráticas, inclusive tendo o Brasil recentemente ratificado a Convenção 151 da OIT, é inconcebível e inaceitável esta postura autoritária dos gestores do Governo.
Neste sentido a CUT exige do Governo que seja imediatamente retomado o diálogo com as Entidades representativas dos trabalhadores, desautorize a judicialização da greve, reconhecendo-a como um instrumento de luta legitimo da classe trabalhadora, e não uma atitude “criminosa” como esta sendo tratada, em prejuízo do serviço publico e dos direitos dos seus servidores.
                                          
São Paulo, 03 de agosto de 2011.
                                           Executiva Nacional da CUT
RESOLUÇÃO / EXECUTIVA CUT – GREVE DA FASUBRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

anonimo ou não precisamos da sua participação

www.http://sistaufgd.blogspot.com/

Total de visualizações de página